A minha terrinha :D

Apetece-me deixar um pouco das minhas “origens”… Aqui foi onde nasci… E vivi até quase fazer um ano, vim para Lisboa, mas vou lá todos os anos, temos a festa no primeiro fim de semana de Agosto, e para quem quiser… Vale mesmo a pena ir, a procissão é linda, e i Arraial uma coisa inexplicável… Normalmente quem lá vai cantar também… A organização da festa é o máximo, o pessoal é espectacular mesmo! Uma aldeia bastante acolhedora, e como não consegui encontrar na Internet imagens da pequena aldeia perto de Favaios onde eu morei, e daquela capelinha onde fui baptizada, prometo trazer fotos quando lá for, parto dentro de duas semanas e fico duas semanas no mínimo por lá… Bem mas agora aqui fica…

Favaios

A freguesia de Favaios está localizada na Serra do Vilarelho, no concelho de Alijó, o qual integra o distrito de Vila Real, província de Trás-os-Montes e Alto Douro, no nordeste de Portugal. Distante do Porto c. de 150 km e de Bragança c. de 120 km., está a 3 km. de Alijó, possuindo uma área de 20,6 km2, e uma população de c. de 1.500 habitantes, voltados, basicamente, para a vinicultura.
Foi vila e sede de concelho até meados do século XIX. Até ao liberalismo era constituído apenas pela vila, sendo posteriormente anexadas ao concelho as freguesias de Casal de Loivos, Cotas, Sanfins do Douro, Vale de Mendiz e Vilarinho de Cotas.
A freguesia é conhecida pelos vinhos da Adega Cooperativa de Favaios, especialmente pelo moscatel.
A vinicultura é a base de sua economia, principalmente com os vinhos V.Q.P.R.D. (Vinhos de Qualidade Produzidos em Região Demarcada). Favaios é conhecida pela qualidade de seu Vinho Moscatel, produzido pela Adega Cooperativa de Favaios. O sector secundário da economia é representado pela indústria de panificação, com o famoso trigo dos Quatro Cantos e pelo artesanato, com os tapetes de Arraiolos.

2 Meios Devaneios:

Anónimo disse...

...e que bom que é este moscatel...ui...leva-nos ao céu (lol)
jinhos gds

S. disse...

ahahahahahaha olha acredita que como sendo de l� sinto-me envergonhada por nunca ter experimentado xD! Tenho k provar pois todos me dizem k � bom :D! beijinhos