Uma doença no psicológico da sociedade

Não percebo a maneira de pensar das pessoas de hoje em dia... As pessoas vivem da imagem que passam aos outros, estão sempre numa onda de não fazer porque ficar mal, não fazer porque os outro podem falar... Ao longo da vida fazemos vários amigos com quem aprendemos, e eu aprendi com uma amiga muito especial que sempre que lhe pediam que ela fosse a algum lado ela dizia "Tu por acaso andas com as minhas pernas?! Não pois não! Então vai...", acho que a ideia das pessoas é a contrária, parece que as suas pernas são as palavras dos outros... Não sou nada influenciável, salvo em raras exepções que fui muito tonta, mas que também forma poucas, que se contam com os dedos só de uma mão... E por isso por mais que me digam "Olha ai que parece mal" eu não ligo, eu sou simplesmente eu, gostem ou não... A nossa sociedade está racista a si mesma... Não podem ver um gay, ou uma lésbica, não podem ver um casal de jovens nos amaços que se pelam... Embora eu seja da opinião que se deve sempre ter é RESPEITO a quem está á nossa volta, e como é óbvio nisso temos que ter cuidados com os actos e com a linguagem... Eu digo asneiras, sim e quem não as diz? Mas não as digo assim do nada na rua ou em sitios com muita gente que não sejam os "meus" porque ai não é uma questão de ficar mal para mim mas sim uma questão de que temos que ter respeito a quem está á nossa volta e pode ficar constrangido com as palavras mais brutas... Acho que são isso do "Fica mal, parece mal" é uma questão de pavor á má imagem que os outros possam ter de nós... Mas se cada um sabe o que é, porquê ligar? Porque falar da miuda que namora com um "preto", ou daquela que tem muitos piercings? Do rapaz que anda com as calças no fungo do rabo ou do com estilo punk? Do grupo de miudas que andam de mãos dadas (sinónimo de união para elas, e para os outros de outras coisas)... Dos rapazes que têm uma amizade tão forte que em brincadeiras até se beijam? POrque falar dos outros? Porque não começam a olhar para si próprios e para os seus... Sim porque, um senhor, que era 101% dele racista... Não podia com pessoas africanas, ele tem uma filha e um filho, e a filha, apaixonou-se por um africano, um rapaz muito porreiro, mas que para ele era simplesmente mais um "preto" e ele não queria que a filha namorasse com ele... Teve um enorme desgosto mas sabem porquê? Somente porque tem mais pavor ao que os outros falam... A filha saiu de casa, admiro-a tanto por ter lutado com tanta garra por este amor... Está a viver com o namorado... E os pais no Sábado, convidaram-nos para lá ir jantar... O que este pai tem é medo da sua imagem perante os outros... Mas pronto... Começo a achar que isto é uma doença no psicológico das pessoas...

6 Meios Devaneios:

Anónimo disse...

" Porque não começam a olhar para si próprios e para os seus... "perguntas tu...porque os telhados deles sao mto mais frageis!! porque têm uma vida tão sem interesse k preferem falar da dos outros!!! nunca me interessou o k os outros pensavam de mim, neste momento interessa-me...mas só o k os meus filhos pensam...o resto...k se lixe, kero la saber...
adoro-te

Anónimo disse...

sabes amiga nesta sociedade que vivemos as pessoas falam do desconhecido sabes porque,se falam-sem da vida dessas pessoas dava um filme por isso falam dos outros mas e bom saber que a junventude hoje em dia tem uma maneira diferente de pensar pelo que tenho visto e aprecevido e pode ser que daqui a uns anos isso do racismo e dos gays e dessas tretas todas pasem ao lado eu tenho filhos não cuspo para o ar porque nao quero ter telhados de vidro fica sempre bem e continua a pensar sempre assim :)**

GM disse...

Levantas questões muito importantes. Não me parece que o racismo esteja directamente relacionado com a preocupação com o que os outros pensam. O racismo é um problema muito mais profundo, associado à educação enraizada nas pessoas, ao medo do que é diferente de nós... algo que não faz sentido e cuja explicação é muito complexa. Quanto à preocupação que muita gente manifesta quanto ao que os outros pensam, acredito que dite as atitudes de muita gente. No entanto, não nos devemos esquecer das consequências que os nossos actos poderão ter perante a sociedade. Concordo muito quando dizes que é necessário manifestar respeito pelas pessoas que nos rodeiam. Isso permite-nos tranquilidade e uma vivência em sociedade.
Também me parece, pelo que me apercebo da tua geração, que terás uma maturidade pouco comum... :)
Boa semana!
Beijinho

Isa disse...

Grande tema que abordas aqui.. aliás vários e de uma forma bastante subtil e que estão todos de uma maneira ou de outra interligados..

muito bem... :)

Beijos foufos:D

Coragem disse...

comentar a vida de outros, faz-nos sentir superiores, eskecer o k de errado existe na nossa, olhar para os outros é bastante mais fácil, k olhar para dentro de nós mm.
Nem todos teem a grande capacidade de se autocriticar.
Pitasin um grande beijo do tamanho do mundo... Tava deveras xinha de sódadecas tuas.

S. disse...

Muito obrigada a todas :D... Não respondendo a nenhuma em especial agradeço a todas :)... BEijinhos