Vagueiam pelas mesmas ruas que eu, cruzo-me com eles tantas vezes nas ruas desta cidade. Somos iguais por dentro, por fora a diferença que nos distingue é que eu tenho roupa de uma qualquer loja, enquanto eles, acho que, têm a que encontram… Não sei, talvez, gostaria de um dia falar com um deles, e saber como é viver daquela maneira no Natal, no Ano Novo, no dia de anos, na Páscoa, e em todos aqueles dias que eu passo quente, em casa, com fartura… E eles, passam-no ao relento? Assim como no resto dos dias de semanas perdidas no tempo de relógios desregulados? Gostaria de ajudar, de poder fazer alguma coisa, porque seres como eu, que vivem sem luxo, sem grandes farturas… Contentam-se com tão pouco, e nós, seres com tanto mas por vezes com tão pouco, que quanto mais temos mais pedimos… Insaciáveis de bens… Bens materiais… Tristes são os dias que os vejo a acordar, deitados em bancos de jardins, em qualquer canto mais abrigado, ou nas debaixo das pontes… Solitários por vezes, em frente a uma fogueira, com quem falaram esses? Pergunto-me como serão passados os dias assim, quando está todo este frio, em que nem dois casacos aquecem e o vento corta o rosto quase como gelo… Pergunto-me serão eles de espírito, com uma vida tão madrasta…

12 Meios Devaneios:

Anónimo disse...

=( sem nd a dzr...ta td dito...fiko triste kd penso nessas pessoas...e apercebo-me q os meus problemas comparativamnt as necessidades deles nd mais sao senao kaprixos de uma menina mimada...

bjoka*

GM disse...

É um problema muito complexo: por um lado tens as pessoas que vivem na rua, que já não vêm a sua vida de outra forma, e por incrível que pareça, quando tentamos dar uma mão, esse apoio é rejeitado. Por outro lado tens uma série de instituições de apoio, minadas de interesses, de voluntários que o são porque "fica bem no curriculo", de instituições que recusam o teu apoio se este não for com a frequência que elas desejam. E sabes que mais? A maioria destas instituições não dão apoio na noite de Natal... :( sei que em Lx é um pouco diferente, mas esta é a realdade de Coimbra... Gostava de ajudar, a sério que gostava, mas ao que parece, não tenho "pernas" para isso... :( há um ano a minha perspectiva do próximo Natal era um pouco diferente... As minhas intenções sairam furadas... Quem sabe um dia faça algo mais por essas pessoas de quem falas...
Bom Natal...
Bjito

Coragem disse...

Adorei o comentário puro, sincero da pulguita, é uma forma de nós vermos as coisas, sentirmos tantas vezes que somos uns infelizes e tal, que num dia kk nao aconteceu o esperado, eles ao menos nem esperam, nada...vao vivendo diariamente com o k aparece e sabes...alguns sempre com um sorriso nos lábios...Mas sao demais e é impossivel ajuda-los a todos, mas o nosso coração está lá (pena nao xegar)
Beijo grande Pitasin, por seres kem és...por te lembrares sempre destas almas...por seres uma menina tao linda adoro tu

Anónimo disse...

Olha querida, é triste eu sei que é e um dia eu própria falei com um rapaz que pouco mais idade tinha q eu... estava á entrada do prédio da minha prima e pediu me um cigarro, estava um frio pavoroso e eu disse q ele n iria aguentar a noite sem um cobertor e sem pelo menos comer qq coisa quente... fui c ele a uma tasca q ali havia e ele comeu o que quis e lhe apeteceu...lembro me q foi lavar as mãos que tavam porquitas e a cara e sentou-se... comeu bebeu fumou e disse-me literalmente assim " a rua é um vicio e estou viciado nela já não sei viver sem ser na rua"... querida, confesso que fiquei sem palavras! Subi p casa da minha prima e "roubei" uma camisola e um cobertor e fui lhe dar...até hoje nunca mais o vi.

Anónimo disse...

Princesa estive a espreitar o teu "cantinho" só lamento que nao o tenha feito à mais tempo,fiquei maravilhada com o que li! Prometo passar por cá mais vezes. E para ser sincera aguçaste-me o desejo de criar também um "cantinho" meu! Nao tenho grande jeito para a "escrita bonita" mas por vezes faz falta libertar os nossos pensamentos. Quero dar te um beijo de parabens pelo teu blog que amei! em cada palavra sente se o sentimento! continua minha "pequenina" beijinhos Ass:Glória (f@d@sininho)

S. disse...

pulguita, mais uma vez, pensamos da mesma forma... Se compararmos a importancia que damos a um pão, e a que eles dão, é incrivel... O dinheiro que gastamos nós em coisas desnecessárias... Eles comprariam comer para eles... É mesmo algo... Que não sei explicar... BEijinhos. Saudades :)*

S. disse...

Gin@... Realmente :/ no meu 6º ano, em área de projecto queriamos todos ajudar os sem abrigo... A professora não estava de acordo pq dizia que a maioria deles já via a vida na rua apenas, e não queriam ser ajudados... Eu não acho que isso seja bem assim, não será uma maioria, porque se não, não via tantos pedindo, e comendo do lixo porque nada mais há... é uma triste realidade :( mas é a nossa... Quanto a poderes fazer algo, vais ver que ainda irás conseguir :) não desistas * beijinhos e um Feliz NAtal*

S. disse...

coragem, obrigada :) o comentário da pulguita pois é realmente o mais sincero possivel... Afinal, se nós mesmo com cama e roupa nela sentimos frio por vezes... Estas pessoas... Bem... Um beijinho mt grande..

S. disse...

Paty, poxas... Ajudar directamente nunca o fiz, mas a minha turma no ano passado conseguimos metade da turma apenas que estavamos neste projecto, 180kilos de alimentos para o Banco ALimentar Contra a Fome... Gostavamos de ter entregue a comida nós ás instituições mas não foi possivel... Beijinho*

S. disse...

ihhihiihi Glória :D... Obrigadão!beijo enorme :)*

deixas_em_mim disse...

Boa noite.Aqui está uma voluntária, mas não porque fica bem no meu curriculum, até porque só as pessoas mais chegadas têm conhecimento disso, sou-o, porque sei que estas Pessoas precisam de mim, e de todos que estejam dispostos a oferecer uma mão amiga, um sorriso e até um abraço. Acabei de chegar do Natal com a Familia, e vou agora, para o Natal dos Sem-Abrigo. Quanto ao querem viver na rua por opção, não acreditem nisso, ofereçam-lhes condições condignas e verão quantos recusarão. Eles sabem que isso não passa de uma utopia, como tal, o melhor é enganarem-se para não serem enganados. Quanto às instituições minadas de interesses, ainda assim, vão fazendo alguma coisa, é facil apontar o dedo quando nada se faz, quando estamos no aconchego do nosso lar, quando usamos como pretexto: não tenho "pernas" para isso. Saiam para a rua, ofereçam um pouco de vós a cada um desses seres humanos, e depois sim, atirem a pedra.
A todos, um Bom Natal e para ti filhota, um abraço de mami

S. disse...

Mami... Não tenho muito a dizer, já te disse tanta vez, que admiro a tua força a tua garra, tudo em ti :)... Não sei sinceramente, não faço a minima ideia de qual será a reacção deles quando lhes querem ajudar... Já ajudei, fiz o que pude, e senti-me tão bem... MAs não foi directamente, ajudamos ao Banco Alimentar... Mas um dia, quando tiver idade gostava de ir, fazer voluntariado assim como tu :D beijo mami e aquele abraço :)